quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PREGAÇÃO PARA CULTO INFANTIL

                                             A  CASA NA AREIA E NA ROCHA

Tema: Mateus 7.24-27

Material necessário; Bandeja, areia, copo com água, bata grande, tinta marrom, pincel, massa de modelar,4 palitos de fósforo e uma faca.
                                 
                                         
                                                              ILUSTRAÇÃO
                                 

Preparativos: Modele 2 casinhas e coloque os 2 palitos no fundo da casa, corte a batata grande no fundo para dar base e sustentação á rocha, pinte a batata de marrom para dar a impressão de ser uma rocha, coloque uma das casas na rocha (batata pintada). Os palitos de fósforo servirão de alicerce para dar sustentação á casa na rocha,  Em seguida coloque areia no copo e derrube-o com cuidado sobre a bandeja. Tire o copo e deixe a areia tomar a forma que tiver. Coloque  segunda casinha sobre a areia.

MENSAGEM; Você sabe o que é uma parábola? E uma história inventada para ensinar uma verdade importante. Jesus contou várias parábolas, dentre elas a dos edificadores.
Aconteceu que 2 homens resolveram construir uma casa.
Um deles construiu a casa sobre a rocha e o outro sobre a areia(mostra a bandeja). Mas veio uma grande tempestade e começou  a chover (jogue devagar a água que está no copo sobre a casa edificada sobre a rocha).


Aquele que tinha construído sua casa na rocha conseguiu superar os problemas que achuva tras e a sua casa ficou direitinho em pé.
Mas aquele que construiu sua casa na areia, vejam só (jogue a água no copo sobre a casa edificada na areia. Esta , molhada vai se desmontando e a casinha vai cair). Sábio foi aquele que construiu a sua casa na rocha, pois conseguiu sair do problema da chuva bem melhor do que aquele que edificou a casa na areia.


                                               O CONVITE PARA MORAR NO CÉU

TEXTO: Lucas 23.42,43
OBJETIVO: Evangelístico

MATERIAL NECESSÁRIO ; Um convite de casamento com o convite individual


                                                           ILUSTRAÇÃO

MENSAGEM:(Após a leitura do texto, de apenas uma visão superficial do que estava acontecendo. Fale do arrependimento do Ladrão...) Voce já deve ter ido a muitas festas de casamento. Ha pessoas que podem entrar. Ha um convite individual. Leia aqui(chame uma criança para ler o covite e mostra-lhe o convite individual para a festa do casamento)  O que diz este papel menor? Ah! E a entrada para a festa  a pessoas que só podem entrar na festa se tiver este convite aqui. Há seguranças na porta que conferem isso tudo. Não adianta tentar entrar sem convite. Os noivos convidam a pessoa, mas a pessoa aceita se quiser. Ninguém obriga o outro a ir a uma festa de casamento.



Você sabia que para ir para o céu também precisa de um convite? Deus é quem mora no céu e é Ele quem nos convida para irmos morar com Ele. Mas para irmos para o céu, precisamos pedir para que Jesus entre em nosso coração e o limpe de todas as  coisas erradas que nós fizemos. No céu não entra ninguém que tenha o coração sujo. Só limpo.
A bíblia diz em João  3.16 que Deus amou o mundo de uma tal maneira tão especial que mandou o seu único filho para que todas as pessoas que crerem em Jesus não morram, mas tenham a vida Eterna , ou seja, morem no céu.
Para entrarmos no céu precisamos de um coração limpo. Em muitos casamentos só entra na festa quem tiver o convite. No céu só entra quem tiver o coração limpo.


Pregações do livro; MANUAL PRÁTICO PARA O CULTO INFANTIL.
Rawderson Rangel e Manoel Xavier


                                                           PREGAÇÃO "JOSÉ"

 (Fonte: Luciana Alencar)
Textos para Referência: Gênesis 37; 39-46

Versículo Chave: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" (Gênesis 39:23)

Preparação:
Você vai precisar de:
- 1 mala de viagem;
- 13 crianças, sendo 12 meninos e 1 menina vestidas com roupas da época (pode ser confeccionada de TNT);
- 1 menino vestido com uma túnica bem colorida (também pode ser confeccionada de TNT);
- 12 feixes de trigo (pode ser confeccionado de papel pardo);
- 1 máscara de Sol;
- 1 máscara de Lua;
- 11 máscaras de Estrelas;
- 1 poço (pode ser confeccionado com TNT ou papelão);
- 1 grade para simbolizar a prisão (pode ser confeccionada de papel cartão);
- Roupa e acessórios para José usar quando for Governador do Egito.

Pregação:
Comece dizendo:  Hoje faremos uma viagem. Quem gostaria de viajar comigo? Aguarde as respostas. Então enquanto eu falo dessa viagem as tias irão escolher 13 crianças, sendo 12 meninos e 1 menina.
(Com antecedência oriente as tias que ao escolherem as crianças coloquem nelas as roupas. Oriente também que entreguem as máscaras as crianças para que no momento oportuno as coloquem - não esqueça que a única menina usará a máscara da Lua enquanto o menino que está com a túnica colorida não terá nenhuma)

Essa viagem vai ser pra muito longe e por isso eu trouxe uma mala bem grande, pois iremos precisar de muitas coisas. A viagem que vamos fazer vai ser para conhecer uma história que aconteceu a muito tempo atrás sobre um menino muito especial.

Depois que todas as crianças já estiveram arrumadas comece a história.

Bem, agora que a viagem já começou vou contar pra você o nome do menino muito especial do qual falei que iriámos conhecer a história. Qualquer saber o nome desse menino? Aguardar as repostas. O nome dele é José. (Apresentar o menino que representará José). Ele era filho de Raquel
(Apresentar a menina que representará Raquel) e de  Jacó (Apresentar o menino que representará Jacó).

José não era filho único, ele tinha 11 irmãos
, 1 pequeno e 10 grandes (Apresentar os meninos que representarão os irmão de José).Os seus 10 irmãos grandes todos os dias saiam para pastorear as ovelhas do seu pai. (Pedir as crianças que vão para o outro lado como se estivesse indo aos campos pastorear as ovelhas). Às vezes José também ia para ajudar. mas eles não gostavam muito de José e não queriam que fosse com eles. Eles tinham ciúmes de José. Vocês sabem por que?1º- Porque José era muito amado por seu pai (pois ele tinha nascido quando Jacó era bem velhinho);
2º- Porque José tinha ganhado do seu pai uma túnica/capa muito bonita ela era toda colorida;
3º- Porque toda vez que eles faziam alguma coisa errada José contava para seu pai;
4º- Porque José tinha uns sonhos esquisitos.

Um belo dia José sonhou (peça para José deita-se e fingir estar dormindo) que estava no campo com seus irmãos cortando trigo. Eles já tinham cortado e amarrado o trigo formando um feixe(punhado) quando de repente o feixe de trigo de José levantou-se e os feixes de trigo dos seus irmãos se curvaram para o dele. (Nesse momento use os feixe confeccionados de papel pardo e faça conforme a história conta). Quando José acordou logo contou o sonho para seus irmãos e eles muito chateados falaram assim para ele: É isso mesmo que você quer - mandar em todos nós. Seu sonhador!

Mas não parou por aí, José teve um sonho ainda mais esquisito. (Pedir para as crianças colocarem as máscaras e fazerem conforme for falando) Ele sonhou que estava em um lugar e que descia do céu o Sol, a Lua, 11 Estrelas e se curvavam em volta dele.
E mais uma vez, quando José acordou logo contou o sonho para sua família. Só que dessa vez até o pai de José não gostou e falou assim para ele: José que sonhos são este? Você acha mesmo que eu, sua mãe e seus irmãos iremos nos curvar para você?

Um certo os 10 irmãos grandes de José foram para o campo pastorear as ovelhas de seu pai e estavam demorando muito, então Jacó enviou José para receber notícias deles. Quando José chegou no campo, seus os irmãos já tinham bolado um plano para livrar-se dele. Jogaram-no dentro de um poço fundo, mas sem água (Colocar José no poço).

Depois de muito tempo seus irmãos viram uma caravana de mercadores que iam para o Egito. Seus irmãos, então, decidiram vender José aos mercadores por trinta moedas. Os irmãos voltaram para casa e José foi para o Egito e chegando lá foi vendido como escravo para um homem chamado Potifar. Mas Deus era muito bom com José e tudo que ele fazia Deus abençoava. E na casa de Potifar José foi colocado como mordomo.

José era um jovem bonito e a esposa de Potifar ficava paquerando ele mas José não aceitou e fugiu dela e ela muito malvada contou uma mentira para Potifar dizendo que aquele jovem em quem ele tanto confiava queria namorar com ela. Potifar acreditou e colocou José numa cadeia (Pedir para José segurar a grade que representa a prisão) e José ficou preso ali um tempão. Só que lá na prisão Deus abençoou José porque tudo que José fazia Deus abençoava e o carcereiro (o homem que tomava conta dos presos) colocou José para ser o ajudante dele.

Lá na prisão José conheceu o padeiro e o copeiro de Faraó. Um dia eles dois tiveram um sonho muito estranho e José contou para eles o que aquele sonho significava e
eles saíram da prisão e conforme José falou aconteceu. O Copeiro voltou para casa de Faraó e ficou sabendo que ele tinha tido um sonho estranho. Faraó sonhou que 7 vacas gordas eram devoradas por 7 vacas magras; e sonhou também que 7 espigas bonitas, cheias, viçosas eram devoradas por 7 espigas secas, feias. Faraó mandou chamar vários sábios para interpretar seu sonho mas nenhum deles conseguiam descobrir o que significava. Foi aí que o copeiro lembrou-se de José e contou para Faraó sobre ele. Faraó mandou buscar José na prisão e ele interpretou seu sonho dizendo assim: as 7 vacas gordas e as 7 espigas cheias representam 7 anos de farturas. E as 7 vacas magras e 7 espigas secas representam 7 anos de fome. Sendo assim é preciso juntar bastante comida durante esses 7 anos de fartura.

E como tudo que José fazia Deus abençoava, Faraó ficou maravilhado com a sabedoria de José e o transformou em Governador do Egito. Durante os 7 anos de fartura José guardava bastante comida em celeiros e quando chegaram os 7 anos de fome José vendia essa comida durante. Um dia seus irmãos apareceram lá no Egito para comprar comida, José logo os conheceu mas eles não o reconheceram. Somente quando eles retornaram foi que José contou quem ele era e seus irmãos começaram a choram e pediram perdão a José. José não só perdoou seus irmãos como pediu que eles chamassem todos da sua família para irem morar no Egito com ele. 

José tinha tudo para ter raiva dos seus irmãos, mas ele os perdoou e era por isso motivo que tudo que José fazia Deus abençoava. Se vocês querem ser abençoados façam como José: seja obediente e perdoem.

*** Não esqueça de fazer o apelo***




                                        JESUS MEU VERDADEIRO HERÓI
(fonte: Luciana Alencar)

Textos para referência: Mateus 8:23-27; Marcos 4:35-41; Lucas 8:22-25
Versículo Chave: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8:27 b)


Preparação:
Você vai precisar de:
- um barco de papelão bem grande (de modo que caiba 13 crianças);
- TNT azul (para ser usado como água);
- roupas de cores variadas para os doze discípulos (pode ser de TNT);
- roupa branca para Jesus

OBS: Antes de iniciar a pregação escolha rapidamente 13 crianças, vista as roupas e coloque-as sentadas próximas à você.

Pregação:
Existem e se criam muitos Super-heróis. Na TV podemos assistir a vários e eles têm super poderes, são fortes, são rápidos, voam...
Hoje iremos ouvir
uma das histórias de um Super-herói que tem muitos poderes (chame a criança que irá representar Jesus - a que está vestida de branco), Ele não é como aqueles que você conhece, que só tem poderes dentro da TV ou do Gibi. Essa história que aconteceu de verdade!
(chame os doze discípulos e coloque-os próximos a Jesus) Um dia esse Super-herói havia ensinado para uma grande multidão (peça para Jesus fazer gestos para a Igreja como se estiviesse ensinando) e depois disso convidou seu discípulos (explicar o significado de discípulos) para irem de barco com Ele ao outro lado do lago (coloque o barco e o TNT esticado no chão junto a ele, em seguida leve os discípulos e Jesus para dentro dele). E enquanto estavam atravessando Ele (peça para Jesus deitar no barco) dormiu e de repente começou uma grande tempestade e um vento muito forte começou a soprar sobre o barco (faça sons de trovões e ventos), ventava muito e por isso as ondas subiam por cima do barco (jogue um pouco do TNT dentro do barco). Todos estavam correndo perigo e aquele Super-herói continuava dormindo enquanto o barco se enchia de água (peça para os discípulos tentarem tirar a água do barco). Foi aí que seus discípulos, já não sabendo mais o que fazer resolveram acordá-lo, (convide um dos discípulos para acordar Jesus) então disseram a Ele: Mestre, mestre, acorde! Nós vamos morrer!!! (Jesus levanta-se) E Ele acordando disse ao vento e ao mar: cala-te (Jesus aponta para o céu), aquieta-te (Jesus aponta para o mar)! E o vento parou e o mar ficou calmo (retire o TNT de dentro do barco e estique-o no chão.
(Jesus faz gestos como se estivesse falando para os discípulos) Depois disso, Ele se aproximou dos seus discípulos e disse: porque são tão tímidos e têm tão pouca fé?
E seus discípulos admirados e temendo começaram a dizer uns para os outros (os discípulos fazem gestos como se estivesse falando uns com os outros): Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?
(coloque as crianças sentadas próximas a você) Os Super-heróis criados e que conhecemos da TV ou de Gibis são fortes, têm super poderes, são rápidos, voam... Porém todos eles são limitados e tem uma ponto fraco (o Super Homem é sensível a Criptonita; a Mulher Maravilha fica descontrolada
emocionalmente em alguns dias do mês, além de viver cansada pois trabalha fora e ainda cuida da casa; o Homem Aranha as vezes é imaturo e além disso, vive cansado por não focar-se em suas tarefas, por isso comete alguns deslizes... ) além disso eles não existem, não são reais, são criados pelo homem.
Crianças só existe um Super-herói e saiba que só Ele tem toda a força, todo o poder, todo o domínio, só Ele pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, pode ver todas as coisas e resolver qualquer situação. Esse Super-herói não tem ponto fraco. O nome dele é Jesus. Ele sim é nosso verdadeiro Super-herói, nEle a gente pode confiar.

** Fazer apelo **










Nenhum comentário:

Postar um comentário