segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

LIÇÃO- O MENINO ESPERADO

                                                          O MENINO ESPERADO 

Poucos sabemos a respeito de Simeão,na Bíblia. Sabemos que ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de israel; O Messias. Simeão  confiava nas promessas de Deus. O próprio Espírito lhe tinha prometido que,ele,Simeão veria o Messias enviado pelo Senhor."Guiado pelo  Espírito, Simeão foi ao Templo". (Lc 2.27). Quando José e Maria Levaram o bebe Jesus ao templo para ser apresentado ao Senhor, Simeão estava lá e teve o privilégio de segurar o Salvador em seus braços. Como ele deve ter ficado alegre!
    Quanto a nós, Deus fala por meio de sua palavra que Cristo voltará para buscar seu povo. Devemos esperar ansiosamente a volta do Senhor! A bíblia diz Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor... (2Pe 3.10) A luz dessa promessa temos que viver  "...em santo procedimento e piedade"(2 Pe 3.11), como vivia  Simeão, homem "...justo e piedoso..."(Lc 2.25).

OBJETIVOS- Entender como foi importante para Simeão conhecer Jesus.
desejar conhecer mais o que a bíblia tem ensina sobre Jesus.
Falar de JESUS para as pessoas que ainda não o conhecem.

PREPARAÇÃO DA AULA.-
 Aprender : Leve fotos ou vídeos de crianças sendo apresentadas na igreja.
Desenvolvimento: Rolos de papel encapados, imitando a roupa do personagem, o rosto defeito em cartolina e o cabelo de fios de lã ou linha de crochê.







VIVENCIAR:
 Faça roupas de bebe em papel colorido ou cartolina( pelo menos 10 peças). Em cada roupa escreva uma pergunta da lição.

 1- Quem é o filho de Deus?  Jesus.  2- Em que cidade Jesus nasceu?  Belém   3-Como se chamava a mãe de Jesus ? Maria 4- Quem apareceu para os pastores no Campo? Um anjo  5-Jesus nasceu com todo conforto?Não , Numa .estrebaria  6- Quem foi visitar Jesus na estrebaria ? Os Pastores
7- Como se chamava o esposo de Maria?José 8-Como se chamava o velhinho que queria conhecer Jesus?Simeão 9-Por que Maria levou Jesus ao Templo? Para apresenta-lo  10- Jesus é o Salvador...(mundo).
Coloque-as dentro de uma bolsa de bebe. Leve pirulitos em forma de chupeta (pelo menos um para cada aluno).
VOCÊ VAI PRECISAR DE ; Lápis de cor, giz de cera, tesouras ,tubos de cola.

PARA MEMORIZAR;'Respondeu-lhe Jesus;Eu sou o caminho a verdade e a vida... João 14.6
TEXTO; Lucas 2.22-23; 25-35 

INTRODUÇÃO;
Quem aqui já viu pais trazerem seus filhos à igreja para serem apresentados a Deus, na igreja ? vejam o que José e Maria.

DESENVOLVIMENTO
Havia em Jerusalém um homem velhinho e bom, que amava muito a Deus. Esse homem se chamava Simeão. Há muitos anos, Deus havia lhe prometido que ele não iria morrer sem conhecer o Salvador do mundo- Jesus.
 
 Jesus ainda era um bebe quando José e Maria O levaram para apresentá-lo ao Senhor, como era o costume daquela época.

Sabem quem estava lá no Templo ? Simeão . quando ele viu maria e José com o menino Jesus, Deus lho mostrou que aquele bebe era o Salvador, então, Simeão O pegou no colo e louvou ao Senhor.




Simeão abençoou a família e disse que Jesus era o escolhido de Deus para uma missão muito especial : ser o salvador do mundo. José e Maria ficaram admirados com as palavras de Simeão. e depois de fazer tudo que a lei ordenava, voltaram à cidade de Nazaré onde moravam.
     Jesus foi crescendo e quando tinha a idade de vocês, foi para a escola que se chama sinagoga. Lá ele aprendeu a ler e escrever usando a Bíblia "Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da páscoa. Quando Jesus tinha 12 anos, eles foram a festa, conforme o seu costume. Depois que a festa acabou, eles começaram a viajar de volta para casa.
Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não encontraram , voltaram a Jerusalém para procurá-lo.


.....Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei.... Todos os que ouviam estavam muito admirados com a sua inteligencia a eles.  E sua mãe guardava tudo isso no coração, Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele (Lc2.41-52)
Jesus sentia grande alegria em ir a casa de Deus. Ele podia conversar com os mestres que ensinavam na igreja.

E você? Sente alegria e prazer na casa de Deus,aprendendo mais sobre a bíblia?Você gosta de participar da Escola Bíblica? Sabe, na igreja podemos tirar as dúvidas que temos sobre  as histórias da Bíblia conversando com os professores e outros líderes. Jesus ,mesmo sendo o Filho de Deus, era obediente a seus pais e procurava crescer no conhecimento de Deus. Devemos orar pedindo a Deus que sejamos como Jesus.

 CONCLUSÃO;
   Foi  muito importante para Simeão conhecer Jesus, o tão esperado Salvador.
Vocês, crianças , que amam a Deus devem se alegrar por ter o amigo mais especial de todos, e desejar ser conhecer o Senhor Jesus cada vez mais!
Como vocês podem conhecer mais sobre Jesus? Estudando a Bíblia. Peça, em casa, que leiam as histórias de Jesus para vocês. Assim, vocês vão poder contar aos amigos tudo o que a ´Bíblia diz sobre o amor de Jesus!

 Ore pedindo que Deus ajude as crianças a conhecerem mais de Jesus e a falarem do amor Dele as pessoas

ATIVIDADES:
O professor deverá recortar, para cada aluno, uma folha de papel em 4 partes e grampeá-las (ou furar e amarrar com fitinhas), montando um álbum de "fotos". Na primeira página escreva bem bonito Álbum de Fotos, Nas demais, as crianças colarão as gravuras que devem ser pintadas recortadas e
colada.



 


   Extraído de Revista Cristã Evangélica.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

A HISTÓRIA DO MUCHO!





** A HISTÓRIA DO MUCHO **

Quando vocês olham para o menino Mucho o que vocês acham dele? Um menino normal, de boa aparência não é verdade? Ele é como a maioria dos meninos que vocês vêem na rua todos os dias. Talvez esse menino seja um pouco parecido com vocês... Será?
.
O que vocês até agora não conseguiram ver é a forma como ele realmente é! Na verdade ele não está nada bem... É um menino digno de pena! Vocês podem imaginar o que se passa com ele?
.
Vejam...
.
Ele está com fome! (COLOCAR O PRATINHO VAZIO NAS MÃOS DELE)
Vocês já passaram fome alguma vez? Mucho está com fome há alguns meses e só vive reclamando do seu estômago que não para de roncar reclamando de fome. O mais intrigante é que ao seu redor há muitas pessoas que têm alimento de sobra, mais parece não dar muita importância para ele. Até seus amigos, professores e parentes não estão atentos á fome de Mucho...
.
Mas... Mucho esta doente, como não ficar doente se há meses não se alimenta? Ele está desnutrido e acredite em mim, essa doença é perigosa! Vocês dizem que ele parece estar doente? Sim, eu sei que nem
parece... Mas a doença dele é uma espécie de câncer ou qualquer coisa parecida, é que no começo não dá pra perceber ela está bem escondida lá dentro e quando começar aparecer será tarde demais! Mais Mucho sabe que está doente e precisa de ajuda, mais ela não sabe pra onde ir. Por muitas e muitas noites ele chora até dormir por causa da situação em que se encontra.
.
Mucho também está aleijado... (COLOCAR A MULETA EM BAIXO DE SEU BRAÇO)
Pois sem a alimentação adequada, seus ossos estão fracos e ele está sem forças para caminhar. Sem forças e sem alimentação ele não consegue raciocinar bem e está sempre perdendo a direção.
.
E isso não é tudo. Mucho está cego! (COLOCAR O ÓCULOS EM SEU ROSTO)
Não pode ver o caminho ao seu redor e está completamente sem auxílio. Não há ninguém para guiá-lo, vai tateando na escuridão e na ignorância dos buracos que estão á diante. As pessoas passam apressadas e ainda balançam a cabeça dizendo assim: Mais que menino!
.
E... Vocês sabiam que Mucho é escravo? (COLOCAR A CORRENTE EM SEUS PÉS)
Ele está nas garras de um Senhor sem piedade que controla a sua vida. Ele é prisioneiro contra a sua vontade, muitas vezes já até pensou em fugir, mais para onde iria? Onde poderia encontrar refúgio? Nem ele mesmo consegue se lembrar de quando e como foi cair nas garras desse terrível senhor, nem vê algum modo de escapar...
.
Olhem bem para ele agora... Ele é uma criança e precisa ser instruído, precisa que alguém lhe diga o que fazer, mas por ter aprendido tantas coisas pelas ruas, abandonado á própria sorte agora a sociedade diz que ele é um elemento perigoso e não deveria estar solto, mas em uma instituição. Acima de tudo dizem que ele é o próprio culpado pela sua situação...
.
O pior de tudo é que Mucho está condenado á morte! Embora não saiba, a pena de morte já foi decretada. E, acreditem ou não, Mucho não vive na China, na Índia ou em qualquer outro país no estrangeiro, mas aqui bem na nossa cidade, na sua rua, na minha rua.
z6
Mucho é uma palavra Espanhola e significa “MUITOS” e representa as milhares e milhares de crianças (meninos e meninas), do Brasil. Muitos estão pertinho de nós (amigos da escola, nossos vizinhos, primos, irmãos), eles estão morrendo de fome por falta do Pão da Vida e morrendo de sede por falta da Água da Vida. Doentes e aleijados pelo pecado, cegos e escravos de Satanás e condenados ao castigo eterno, em João 3:18.
.
MUITAS crianças não freqüentam qualquer Escola Dominical ou Igreja e estão completamente fora do alcance do Evangelho de Cristo. MUITOS... Até vão á Escola Dominical, estão sempre na Igreja, mas ainda não conhecem a voz de Deus e estão na mesma situação de Mucho, pois não lêem a bíblia, não oram, não falam de Jesus... Às vezes ninguém sabe que ele é um servo de Deus.
.
Assim como Samuel desde 03 anos de idade morava com Eli no templo de Silo e embora vivesse dentro de uma igreja, aos 10 anos quando ouviu a voz de Deus, ele não conseguiu entender que era Deus chamando, simplesmente porque não conhecia a Deus e, nunca tinha tido uma experiência com Deus!
.
Deus levantou você para ir ao encontro dessa necessidade e levar o evangelho a muitas crianças que ainda não foram alcançadas.Talvez tenha visto Mucho por aí, ou ele more dentro de você...
.
(1) Faminto
Provérbios 13:25 O justo come até ficar satisfeito, mas o ventre dos ímpios passará necessidade.
.
Isaías 5:13 Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.
.
(2) Doente Isaías 1:5-6
Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
.
(3) Não sabe andar
Salmos 1:6 Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
.
(4) Cego
Isaías 59:10 Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.
.
(5) Acorrentado (preso)
Salmos 107:10 Tal como a que se assenta nas trevas e sombra da morte, presa em aflição e em ferro;
.
Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. Marcos 5:4
.
JESUS PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO!
Porque o SENHOR ouve os necessitados, e não despreza os seus cativos. Salmos 69:33
.
(1) Faminto – Pão da Vida / Pão Vivo / Água Viva
(2) Doente – Sara nossas feridas
(3) Não sabe andar – Caminho
(4) Cego - Luz do mundo
(5) Acorrentado (preso) – Quebra cadeias, liberta



 

PÁSCOA COM TEATRO!


Personagens!  Pai Coelho - Coelhinho 1- Coelhinho 2- Ovelhinha 1- Ovelhinha 2- Ovelhinha 3

(Coelhos pulando no altar...)

(Ovelhas andando no meio da Igreja, apitando, com placas e entregando folhetos e dizendo):
- Não troque o cordeiro pelo coelho! Não troque o cordeiro pelo coelho!
(Subir pelo lado direito)
(O pai coelho junta seus filhos e pergunta):
-Ei, ei! Que passeata é essa?
Ovelha 1 : Estamos fazendo uma passeata sobre a Páscoa!
Coelho 1 : Ah! Nós somos muito importantes para a Páscoa né pai?
Pai coelho: (Se dirige á outro filhote ): Filhinho mostra pra ele.
Coelhinho 2: (Se posiciona na frente para a Igreja e começa a cantar bem alto): “De olhos vermelhos, de pelo branquinho”.
(É interrompido pela ovelha 2 que diz):
Ovelha 2: Não é nada disso!
Pai coelho: O que vocês tem contra nós?
Ovelha 2: (Põe a mão no ombro do pai coelho e diz): Nada. Mas seu Coelho seja sincero, a dona coelha bota ovos??
Pai Coelho: É.... pra ser sincero nunca! As coelhas tem de 4 á 12 filhotes cada vez que ficam grávidas e elas ficam grávidas até 6 vezes em 1 ano.
Esses aqui são alguns dos meus filhotes, em casa tem mais 40 todos a minha cara!!
Ovelha 3= Então seu Coelho, tem muita gente enganando e sendo enganada dizendo que a Páscoa é do coelho e dos ovos de chocolate.
Ovelha 1= Estamos aqui para falar sobre a Páscoa de verdade!
Pai Coelho: Páscoa de verdade!! (ele olha para seus filhotes): filhotes, vamos prestar atenção!
Ovelha 3: Há muito tempo atrás, o povo de Deus tinha o costume de sacrificar uma ovelha, como nós, para que Deus perdoasse seus pecados.
Pai Coelho: (assustado): Puxa! Quer dizer, que nessa Páscoa vocês vão morrer?
Ovelha 2: Nããão. Isso foi há muito tempo, antes da vinda de Jesus.
Pai Coelho: E quem é Jesus?
Ovelha 3: Jesus é o Filho de Deus! Um dia, ele nasceu, cresceu e morreu crucificado pelos pecados dos homens, no lugar deles. Mas a melhor notícia é Ele não ficou morto, ao 3º dia Ele ressuscitou!! Ele vive!
Pai Coelho: Estou envergonhado. Todo esse tempo eu ensinando meus filhotes que somos importantes na Páscoa. Mas hoje aprendemos que Jesus é mais importante. Pois Ele veio para dar a Salvação!
Ovelha 1: É isso aí!!!
Pai Coelho: (Olhando para seus filhotes) : Meus filhotes, não esqueçam de contar o que aprendemos hoje para seus irmãos que ficaram em casa, eu conto para a mamãe Coelha!
Ovelha 2: Seu Coelho, já que seus filhotes gostam de cantar temos uma música para ensinar:
(Coelhos e Ovelhas se organizam no altar e começam todos a cantar):
“Não foi o coelhinho que morreu na Cruz
Quem foi crucificado foi o meu Jesus,
Na sexta Ele morreu, mas morto não ficou
Domingo de manhã Ele ressuscitou!!

PÁSCOA

Título: “Páscoa”

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
4- Pedidos de Oração: Líder use o disco de oração com as crianças, ensine-as a usá-lo pelos pedidos que estão marcados no cartão da célula e desafie elas a fazer o disco todos os dias em casa e na próxima célula contar como foi a experiência.
5-Revisão da lição anterior
6- Objetivo: Ensinar para as crianças que Jesus é a verdadeira Páscoa. Ele é o Cordeiro Pascal que foi morto para nos dar vida!
7-Quebra-Gelo: Quando você ouve a palavra “páscoa” o que vem à sua mente?
8- Versículo para Memorizar: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29
9- Referência Bíblica êxodo 12-Mensagem: A Páscoa está chegando! A maioria das pessoas pensa em coelhos e chocolates. Os coelhos são muito fofinhos, e é muito gostoso comer chocolate. Aliás, não precisamos ter uma data certa para comer chocolate, a única diferença é que o chocolate, nessa data, é feito no formato de um ovo. Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes. O ovo era considerado símbolo de vida, o chocolate significa força e energia. Mas, na verdade, o significado da Páscoa tem a sua origem na Palavra de Deus, e não tem nada a ver com ovos de chocolates ou coelhos. Vocês se lembram da história do povo de Israel, quando eles viviam no Egito, como escravos? E o Senhor mandou pragas para que faraó deixasse o povo de Israel sair do Egito? Vocês se lembram de algumas delas? A última praga foi a morte de todos os primogênitos (filhos mais velhos), de cada família egípcia, inclusive a morte do filho do faraó. As crianças israelitas não morreram, porque o sangue de um cordeiro foi derramado nos batentes das portas das suas casas. Depois que aconteceu isso, faraó deixou os israelitas saírem do Egito. Eles foram libertos da escravidão. Por causa desse grande livramento, a Páscoa passou a ser comemorada, como a noite que Deus poupou Israel, salvando suas crianças e libertando a todos! O Senhor disse como a Páscoa deveria ser comemorada: “O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito... naquela noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos (sem fermento) e ervas amargas a comerão... Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” . Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso da escravidão à liberdade. Daí­ surgiu a palavra Páscoa. Por que comemoramos a Páscoa hoje? Jesus veio aqui na Terra, para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Ele foi humilhado, maltratado e morreu como um cordeiro. Depois ele ressuscitou no terceiro dia, e hoje ele vive! Deus enviou seu filho unigênito (único), sem defeitos. Jesus é como aquele cordeiro da Páscoa dos hebreus. Todos os que aceitam seu sacrifício são libertos da escravidão do pecado e da morte, assim como os Hebreus foram libertos pelo sangue dos cordeiros passado nas portas.
11- Aplicação: Jesus ressuscitou na Páscoa. Ele deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele morreu para nos dar a vida eterna! A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado! (Líder faça o apelo pra quem ainda não aceitou Jesus como seu Senhor e Salvador).
12- Atividade: Celebre a Páscoa com as suas crianças. Use carne assada (ou salgadinho de bacon), ervas amargas (verduras amargas), pão sem fermento (ou pão sírio) e para tomar, suco de uva. Explique o significado às crianças: o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor da humanidade, o pão asmo, o nosso Senhor Jesus, que morreu por nós sem nenhum pecado, o vinho, simbolizando o sangue que Jesus derramou na cruz para nos salvar da morte, ervas amargas, representam a escravidão, serviam para lembrar o povo judeu como era ruim a escravidão no Egito, e hoje nos lembram de como é ruim, ser escravos do pecado.
13- Comunhão / Encerramento