segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

LIÇÃO- O MENINO ESPERADO

                                                          O MENINO ESPERADO 

Poucos sabemos a respeito de Simeão,na Bíblia. Sabemos que ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de israel; O Messias. Simeão  confiava nas promessas de Deus. O próprio Espírito lhe tinha prometido que,ele,Simeão veria o Messias enviado pelo Senhor."Guiado pelo  Espírito, Simeão foi ao Templo". (Lc 2.27). Quando José e Maria Levaram o bebe Jesus ao templo para ser apresentado ao Senhor, Simeão estava lá e teve o privilégio de segurar o Salvador em seus braços. Como ele deve ter ficado alegre!
    Quanto a nós, Deus fala por meio de sua palavra que Cristo voltará para buscar seu povo. Devemos esperar ansiosamente a volta do Senhor! A bíblia diz Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor... (2Pe 3.10) A luz dessa promessa temos que viver  "...em santo procedimento e piedade"(2 Pe 3.11), como vivia  Simeão, homem "...justo e piedoso..."(Lc 2.25).

OBJETIVOS- Entender como foi importante para Simeão conhecer Jesus.
desejar conhecer mais o que a bíblia tem ensina sobre Jesus.
Falar de JESUS para as pessoas que ainda não o conhecem.

PREPARAÇÃO DA AULA.-
 Aprender : Leve fotos ou vídeos de crianças sendo apresentadas na igreja.
Desenvolvimento: Rolos de papel encapados, imitando a roupa do personagem, o rosto defeito em cartolina e o cabelo de fios de lã ou linha de crochê.







VIVENCIAR:
 Faça roupas de bebe em papel colorido ou cartolina( pelo menos 10 peças). Em cada roupa escreva uma pergunta da lição.

 1- Quem é o filho de Deus?  Jesus.  2- Em que cidade Jesus nasceu?  Belém   3-Como se chamava a mãe de Jesus ? Maria 4- Quem apareceu para os pastores no Campo? Um anjo  5-Jesus nasceu com todo conforto?Não , Numa .estrebaria  6- Quem foi visitar Jesus na estrebaria ? Os Pastores
7- Como se chamava o esposo de Maria?José 8-Como se chamava o velhinho que queria conhecer Jesus?Simeão 9-Por que Maria levou Jesus ao Templo? Para apresenta-lo  10- Jesus é o Salvador...(mundo).
Coloque-as dentro de uma bolsa de bebe. Leve pirulitos em forma de chupeta (pelo menos um para cada aluno).
VOCÊ VAI PRECISAR DE ; Lápis de cor, giz de cera, tesouras ,tubos de cola.

PARA MEMORIZAR;'Respondeu-lhe Jesus;Eu sou o caminho a verdade e a vida... João 14.6
TEXTO; Lucas 2.22-23; 25-35 

INTRODUÇÃO;
Quem aqui já viu pais trazerem seus filhos à igreja para serem apresentados a Deus, na igreja ? vejam o que José e Maria.

DESENVOLVIMENTO
Havia em Jerusalém um homem velhinho e bom, que amava muito a Deus. Esse homem se chamava Simeão. Há muitos anos, Deus havia lhe prometido que ele não iria morrer sem conhecer o Salvador do mundo- Jesus.
 
 Jesus ainda era um bebe quando José e Maria O levaram para apresentá-lo ao Senhor, como era o costume daquela época.

Sabem quem estava lá no Templo ? Simeão . quando ele viu maria e José com o menino Jesus, Deus lho mostrou que aquele bebe era o Salvador, então, Simeão O pegou no colo e louvou ao Senhor.




Simeão abençoou a família e disse que Jesus era o escolhido de Deus para uma missão muito especial : ser o salvador do mundo. José e Maria ficaram admirados com as palavras de Simeão. e depois de fazer tudo que a lei ordenava, voltaram à cidade de Nazaré onde moravam.
     Jesus foi crescendo e quando tinha a idade de vocês, foi para a escola que se chama sinagoga. Lá ele aprendeu a ler e escrever usando a Bíblia "Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da páscoa. Quando Jesus tinha 12 anos, eles foram a festa, conforme o seu costume. Depois que a festa acabou, eles começaram a viajar de volta para casa.
Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não encontraram , voltaram a Jerusalém para procurá-lo.


.....Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei.... Todos os que ouviam estavam muito admirados com a sua inteligencia a eles.  E sua mãe guardava tudo isso no coração, Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele (Lc2.41-52)
Jesus sentia grande alegria em ir a casa de Deus. Ele podia conversar com os mestres que ensinavam na igreja.

E você? Sente alegria e prazer na casa de Deus,aprendendo mais sobre a bíblia?Você gosta de participar da Escola Bíblica? Sabe, na igreja podemos tirar as dúvidas que temos sobre  as histórias da Bíblia conversando com os professores e outros líderes. Jesus ,mesmo sendo o Filho de Deus, era obediente a seus pais e procurava crescer no conhecimento de Deus. Devemos orar pedindo a Deus que sejamos como Jesus.

 CONCLUSÃO;
   Foi  muito importante para Simeão conhecer Jesus, o tão esperado Salvador.
Vocês, crianças , que amam a Deus devem se alegrar por ter o amigo mais especial de todos, e desejar ser conhecer o Senhor Jesus cada vez mais!
Como vocês podem conhecer mais sobre Jesus? Estudando a Bíblia. Peça, em casa, que leiam as histórias de Jesus para vocês. Assim, vocês vão poder contar aos amigos tudo o que a ´Bíblia diz sobre o amor de Jesus!

 Ore pedindo que Deus ajude as crianças a conhecerem mais de Jesus e a falarem do amor Dele as pessoas

ATIVIDADES:
O professor deverá recortar, para cada aluno, uma folha de papel em 4 partes e grampeá-las (ou furar e amarrar com fitinhas), montando um álbum de "fotos". Na primeira página escreva bem bonito Álbum de Fotos, Nas demais, as crianças colarão as gravuras que devem ser pintadas recortadas e
colada.



 


   Extraído de Revista Cristã Evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário