quinta-feira, 3 de março de 2016

LIÇÃO- QUANDO JESUS ME ESCUTA?

Quando Jesus me escuta?
" Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos a´(Lu 11.9)
 Bartimeu , o cego, tem muito a nos ensinar a respeito da oração! A multidão teve muito preconceito contra aquele mendigo cego que , aos gritos, pediu que Jesus tivesse misericórdia dele. Bartimeu não teria tempo para ele. Quantas vezes desistimos de orar com a sensação de que Deus não nos ouve ou porque nos perturbamos  com pessoas que desprezam o valor  da oração.
 Como Bartimeu ,devemos buscar a Deus insistentemente em oração. Assim como Jesus ouviu e socorreu aquele cego no meio multidão, Ele deseja nos ajudar, fazendo o melhor para nós, conforme sua perfeita, boa e agradável vontade.

Texto base; Marcos 10  46-52  e Lucas 18. 35-43
PARA MEMORIZAR; " Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre "Hebreus 13.8

OBJETIVOS;Saber que Deus responde as orações. Confiar em Deus porque Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Agradecer a Deus pelas orações respondidas.

VOCÊ VAI PRECISA DE; Providenciar uma tira de pano(Venda) e o alfabeto Braille.
Confeccionar um semáforo para ilustrar como Deus responde as orações, Elástico, tesoura, lápis de cor ou giz de cera.  Fazer um boneco de garrafinha de refri, ou iogurte para  representando os personagens,

                                                              INTRODUÇÃO.
 Vede os olhos de dos alunos e diga-lhes que tem que encontrar um colega na sala,escolhido pela turma. Peça que uma ou 2 crianças o ajudem,conduzindo-o pelo braço. Repita o procedimento com mais três ou quatro alunos. Depois, sentados em círculo,cada um comenta como seu sentindo cego ou guia.
Surdo é quem não houve, mudo é quem não fala , paralítico é quem não. E quem não enxerga é o que?Cego. Deve ser horrível não conseguir enxergar coisas, lugares,pessoas, não é mesmo? Hoje em dia, existem formas de tornar a vida de um cego mais fácil;cães-guia(especialmente treinados para acompanharem cegos) o sistema Braille [mostre o alfabeto em Braille e explique  que são pontos em relevo que representam letras e sinais , que um cego sente com os dedos e assim, entende o que está escrito], Leitor de tela( O computador lê em voz alta o que aparece na tela),bengalas de vários tipos e outras coisas.
                                                         DESENVOLVIMENTO.
Numa cidade grande e movimentada chamada Jericó, vivia Bartimeu ,um homem cego que ficava nas  calçadas pedindo ajuda. Ele era um mendigo .Naquela época, a vida para os cegos era muito mais difícil  do que hoje

Um dia , ele ouviu uma multidão passar juntou o que estava acontecendo. É Jesus de Nazaré que está passando," disseram. O coração do pobre cego bateu mais forte, Ele já tinha ouvido falar muito quanto Jesus era poderoso e interessado em ouvir e resolver os problemas das pessoas. Bartimeu ficou muito feliz!

A fé dele era tão grande que começou a gritar;..." Jesus ,filho de Davi tenha misericórdia de mim!"(Mc 10.47).  Gritava tanto e tão alto que as pessoas ficaram bravas e mandavam que se calasse. [Peça as crianças que ajudem Bartimeu a gritar] " Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim!" Bartimeu gritou tanto que , mesmo com toda aquela gente em volta, Jesus escutou e pediu que alguém trouxesse o cego até Ele.


Quando Bartimeu chegou, Jesus lhe perguntou; " O que você quer que eu faça? Bartimeu, mais que depressa, respondeu;Senhor ,eu quero ver de novo! Jesus, então, lhe falou; Vá ,você está curado porque teve fé!"( Mc 10.52). Na mesma hora, Bartimeu voltou a enxergar.

Vocês podem imagina como Bartimeu ficou alegre? Agora podia olhar  a cor do céu, das flores saber por onde estava andando, trabalhar e fazer muitas coisas boas.

 Bartimeu não saiu correndo e nem se esqueceu de agradecer  a Jesus, louvando a Deus pelo que havia acontecido. E todos que  viram o milagre de Jesus na vida de Bartimeu também louvaram a Deus.
Como Bartimeu, vocês também podem falar com Jesus, Hoje, quando a gente ora estamos conversando com Jesus.

CONCLUSÃO;
É como se Jesus perguntasse; "O que você quer que eu façã? " O Senhor sempre ouve a nossa oração. Nem sempre Ele nos diz "sim". As vezes a resposta é um "Não" ou "Espere", Jesus sabe o que é melhor para nós, por isso podemos confiar sempre Nele.

 Professor, aproveite este período com as crianças para agradecer a Deus as coisas que Ele tem feito na vida de cada um e pelas respostas que Ele nos dá quando pedimos algo em oração quer seja sim ,não ou espere.

ATIVIDADES.
1- Primeiro as crianças deverão colorir a máscara, para depois recortar e prender o elástico. Eles saem todos felizes com a máscara de Bartimeu!

                                              Revista.Cristã Evangélica. Pre- primário 1




Nenhum comentário:

Postar um comentário