sábado, 5 de março de 2016

MINHA IGREJA NÃO VALORIZA O MISNITÉRIO INFANTIL.


Minha igreja não valoriza o ministério infantil,
O que posso fazer?

Encontrei um texto entre papeis antigos sobre nosso ministério.
Então, dei um toque meu e digitei aqui pra vocês também algo nele
pode ser útil a mais alguém.

•Conquiste o pastor
O ponto de partida precisa ser necessariamente o pastor da igreja. Muitos pastores não ajudam, simplesmente porque não sabem como fazê-lo. Neste caso é importante que os professores da igreja o informem com sabedoria quais seriam as coisas nas quais poderiam ajudar. Muitas vezes, por não fazerem parte do ministério infantil, não conhecem quais são as suas necessidades, e quem melhor para informa-lo disso do que você? Além das necessidades da sala de aula, informe de como tem sido feito seu trabalho com as crianças, qual tem sido o andamento de sua escolinha. Deixe-o sempre informado das coisas que acontecem, faça sua escolinha ser sempre lembrada.

•Conscientize os pais
O próximo passo é atingir o coração dos pais. É preciso conscientizar que a igreja esta ajudando no ensino da palavra a seus filhos, pois se a criança não for ensinada se afastará da igreja na primeira chance que tiver. Os pais também são grandes exemplos de seus filhos, aqui entram em destaque a sugestão de culto doméstico, a oração em família e os diálogos acerca de Deus e Sua palavra.

•Motive seus professores
Tudo pode estar absolutamente correto: Alunos presentes, material apropriado, mas se o professor não estiver preparado e motivado, tudo vai se perder. É exatamente isso que tem acontecido nas igrejas, a desmotivação e o despreparo dos professores tem colocado a perder todo o empenho.

•Promova a escola Bíblica Infantil
Há tremendos benefícios em se participar da escola Bíblica infantil. O problema é que a igreja não tem promovido seus benefícios. Ignorar a necessidade de se promover não apenas o que ela oferece, mas o que ela representa em termos de benefícios para aqueles que participam, é não atentar para principal ferramenta de crescimento da mesma.
Informar o pastor, os pais, a igreja daquilo que é feito na escolinha Bíblica infantil é importante para a “valorização” da mesma. Quais são os benefícios da escolinha Bíblica, porque ela é necessária, o que vocês estão fazendo, quais tem sido seus resultados, isso faz com que reconheçam e valorizem a sua importância. Não viva á parte da igreja, seja parte da igreja.
É importante também lembrar que a valorização começa “dentro” da própria escolinha Bíblica.

•Como promover sua escolinha?
Para ela ser "vista" Precisamos "mostra-la"
Com os trabalhinhos que eles levam pra casa sendo bem feitos. Com comunicado aos pais do que vocês tem feito ou irão fazer. Com reunião de pais. Com festividades e apresentações em culto, como festa de dia das crianças, exposição de trabalhinhos dos alunos, café da manhã ou da tarde com professores, pais e alunos. Com coral infantil, teatros, danças, jograis. Com a participação das crianças nos acontecimentos da igreja. ( Converse com seu pastor e inclua as crianças no que estiver sendo realizado. Por Exemplo: Toda igreja participará de alguma campanha de arrecadação para Missões, para um lavar das mãos ou alguma outra coisa. Que antes dos adultos, suas crianças formem a fila, e participem também ) Também pode criar lindos painéis e cartazes e colocar no painel de informações de sua igreja, convidando pais a levarem seus filhos a escolinha, falando do que vocês tem feito, anunciando algo que irão realizar...
Há diversas formas de tirar a escolinha de dentro da escolinha e coloca-la sendo parte de sua igreja. Fazendo com que ela seja lembrada, vista, reconhecida e valorizada com a devida importância que realmente tem.

•Tempo de crescer
Após todos esses conhecimentos, certamente sua igreja aprenderá a valorizar a escolinha Bíblica Infantil, pois toda igreja a verá funcionando a todo vapor. Haverá uma maneira diferente de olhar a Escolinha e consequentemente aumentará o interesse e participação de todos.

*Mas antes tudo, oração e consagração.
E Deus lhe dará a direção do que e como devem ser feitas todas as coisas para alcançar seus objetivos, e fazer com que sua escolinha seja o que esta no coração de Deus. Porque não trabalhamos para Ele, mas COM Ele.
Deus os abençoe.

Texto Adaptado por Fernanda Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário