quinta-feira, 31 de março de 2016

(4) DIA DAS MÃES!PROGRAMAÇÕES!

JOGRAL DIA DAS MÃES

 Jardim das Flores

Cenário: Jardim com flores ( vista as crianças como flores, faça as pétalas ao redor dos seus rostinhos que serão os miolos e a roupa pode ser verde), as crianças deverão compor o cenário, porém devem representar flores que ainda não floresceram, portanto ficarão sentadas ou como você achar melhor.
Personagens: Um(a) jardineiro(a), um anjo, crianças que compõem o jardim e um narrador.
A peça se inicia com a fala do narrador, enquanto no jardim, o jardineiro anda de um lado para o outro a olhar as suas mudas que não florescem.
(o narrador não aparece na peça, deverá ficar escondido com microfone)

Narrador: Em um vilarejo bem distante, havia um jardineiro que amava muito a Deus, mas estava tão triste porque ele tinha um jardim que não cresciam flores. Ele andava o dia todo pelo jardim mas não achava solução para o seu problema. Mas um belo dia ele recebeu uma visita muito especial.
(entra o anjo)

Anjo: Olá, tudo bem?
 
Jardineiro: Você é um anjo?

Anjo: Sim! O Senhor Criador me mandou aqui para te ajudar.

Jardineiro: Obrigado, mas acho que você não vai poder me ajudar.

Anjo: Por que?

Jardineiro: Onde já se viu, anjo entender de jardim e flores?

Anjo: Eu posso não entender muito, mas Deus entende, pois foi Ele quem criou todas as coisas desde um delicado lírio do campo até a mais alta seringueira. E é por isso que Ele é o maior e melhor jardineiro que eu conheço.

Jardineiro: É, eu havia me esquecido da grandeza do nosso Deus, era só pedir que Ele me ajudava.

Anjo: Bom chega de conversa e vamos ao trabalho. Deus me deu algumas sementes, espere que vou buscar.(o anjo sai)

Narrador: Como alguns de nós o jardineiro se esqueceu da grandeza do nosso Deus, pois é só pedir a Ele com muita fé que Ele nos responde. Mas como Deus sempre pensa em tudo, mandou um anjo para ajudar nossa amiga. Vamos ver o que aconteceu?
(O anjo volta trazendo as sementes num saquinho)

Anjo: Me ajude aqui, por favor!
(o anjo despeja as sementes nas mãos do jardineiro)

Jardineiro: Estou indo, estou indo! Como são lindas essas sementes!

Anjo: Agora eu vou embora, já fiz a minha parte.
(o anjo vai embora)

Jardineiro: Até mais seu anjo!
Agora vou cuidar das minhas filhas, preparar a terra, regar, conversar e esperar até que elas floresçam e me façam muito feliz.(O jardineiro boceja e cai no sono)
(As crianças levantam como se as sementes estivessem florescendo)

Narrador: Algumas sonecas depois(O jardineiro acorda)

Jardineiro: Nossa, como o meu jardim está florido, meu Deus como são lindas e perfumadas. Obrigado Senhor por cuidar de nós como seus filhos amados. Por que eu amo cada florzinha dessas como se fossem minhas filhas.
Agora o jardineiro fala com as mamães da igreja: (se preferir, divida esta fala entre as crianças, ficará um pouquinho para cada)
Mas agora nós temos um recadinho para cada mamãe que esta aqui hoje.
Quando Deus colocou aquela sementinha no seu ventre, você preparou a terra, regou e até conversou com ela, fez carícias e já amou profundamente, e esperou durante 9 meses para conhecer aquele pequeno botão.
Então você cuidou, deu banho, viu os primeiros passos, ensinou as primeiras palavras deu as primeiras broncas e ouviu muitos choros, mas valeu a pena, não valeu?
E hoje essas pequenas sementes estão florindo cheias de vigor e de perfume, tão lindas como as suas mães, porque se não fossem elas cuidar de nós poderíamos ter murchado e não estaríamos aqui hoje para contar esta bela história.
E agora este lindo jardim tem um recado.
Todas as crianças: NÓS TE AMAMOS MAMÃE!!!!
Você pode usar lantejoulas brilhantes para fazer as sementes, fica legal apagar as luzes da igreja enquanto o narrador fala, capriche no cenário e no figurino, expressão corporal é tudo no teatro. Agora é com você, use toda a criatividade que Deus te deu e dê vida aos personagens e a história

JOGRAL PARA O DIA DAS MÃES.
MAMÃE...
(Jogral Brincando de boneca)
(6 meninas, cada uma representa uma atividade das mães. Fala e sai)


1ª - Vestindo pegnoir com boneca e mamadeira na mão:
Quando acordo vou depressa
Preparar a mamadeira
Pois senão... ora essa
Temos muita choradeira.

2ª - De avental com ferro na mão:
Lavo a roupa, faço almoço
Passo a ferro toda vez
E a casa, que alvoroço
Limpo sempre, todo o mês.

3ª - Com livro na mão mostrando a uma criança menor:
Menino, preste atenção:
A mamãe vai te ensinar
Estudemos a lição
Para a mestra não zangar.

4ª - Com cestinha de costura:
Olhem só que meninada
Rasgam sempre as roupinhas
Eu fico muito zangada
Quando rasgam as blusinhas
(mostrar uma calça rasgada).

5ª - Trazendo uma criança menor com roupa de dormir:Já é hora de dormir
Faça a sua oração
Ajoelhe-se a sorrir
E entregue o seu coração.

6ª - De camisola e travesseiro na mão:
Oh! Como estou cansadaTrabalhei o dia inteiroEstá dormindo a criançada. Vou dormir no travesseiro.
(Deita e dorme)
(Entram outras crianças vestidas de anjo e rodeiam a mãe que dorme e falam juntos:)
Anjinho:
Dorme, dorme, mamãezinha,Cumpriste bem tua missão.Serás sempre uma rainha dentro do meu coração.
ENCERRAMENTO :
(Criança pequena falando)
Querida mãezinha,Nosso programa terminou.Agradecemos sua presença. Que muito nos alegrou.

       Jogral para o Dia das Mães !!!

Um Lugar no Coração da Mamãe
Criança 1 - Entra e repete a sua fala antes da entrada de cada criança
"Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 2 - Entra com uma cesta de alimentos e um avental
"Porque ela se preocupa com a minha alimentação"
Criança 1 - "Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 3 - Entra com uma roupa de dormir, caixa de remédios, termômetro e colher
"Porque ela fica muito preocupada e passa horas acordada quando estou doente"
Criança 1 - "Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 4 - Entra com marcas de beijos no rosto
"Porque muitas vezes ela demonstra o seu amor e carinho me beijando e abraçando"
Criança 1 -"Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 5 - Entra vestida de uniforme escolar e com cadernos
"Porque ela esta´sempre acompanhando minhas atividades da escola"
Criança 1 -"Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 6 - Entra e senta em uma cadeira
"Porque sempre que faço algo de errado, ela me coloca na disciplina"
Criança 1 - "Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 7 - Entra de roupão, toalha e sabonete
"Porque ela está sempre cuidando para que eu fique limpinho"
Criança 1 - "Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 8 - Entra com brinquedos
"Porque ela separa um tempo para brincar comigo"
Criança 1 - "Sei que tenho um lugar especial no coração da mamãe"
Criança 9 - Entra com as mãos juntas com sentido para orar
"Porque ela sempre ora por mim"
Criança 1 - "Sei que tenho um lugar no coração da mamãe"
Criança 10 - Entra com uma bíblia aberta nas mãos
"Porque ela se preocupa em me dar o melhor crescimento, os ensinos da palavra de Deus"

infelizmente recebi de um grupo de zap, não sei a fonte.

                                        DINÂMICA- MAMÃE QUE GOSTA DE DIVIDIR
                                                ➗➗➗➗➗➗➗➗➗➗
Para essa Brincadeira você vai precisar de um pacote de pirulitos, bombons ou outro doce que de sua preferência, importante é que tenha suficiente para distribuir com todas.
...
Enfeite uma caixa de sapato e coloque os doces dentro e comece a brincadeira dizendo:
Darei esse presente a alguém do grupo. Escolhi, então, uma "Mamãe Batalhadora", que era a ........
A mulher que você escolher, e então você ou a organizadora diz:
" Como você é muito batalhadora, não vai ficar com esse presente. Você vai ter que dá-lo para uma "Mamãe de Oração".
A irmã escolhe uma nova pessoa que recebe o presente, mas que também não ficará com ele.
As características que podem ser usadas:
"Mamãe mais elegante",
"Mamãe inteligente",
"Mamãe sábia",
"Mamãe talentosa",
"Mamãe estudiosa",
"Mamãe Cantora",
"Mamãe de Mão Cheia",
"Mamãe Engraçada",
"Mamãe Paciente",
"Mamãe Cheirosa",
"Mamãe Gentil", etc.
Devem ser usadas tantas características quanto for o número de participantes, para todas as Mamães possam ser lembradas.
A última características é "Mamãe que goste de dividir o que tem" e esta abrirá o presente e o dividirá com todos os presentes.
Pode ser adaptada

Nenhum comentário:

Postar um comentário