segunda-feira, 20 de junho de 2016

O QUE CAUSA A MENTIRA NA INFÂNCIA? O QUE FAZER?

By Pr. Aldezir Mota Soares

 Todas as crianças mentem, contudo, quando este comportamento se torna repetitivo e frequente, convém estar atento. Existem algumas situações que importa dar a conhecer. As crianças que, de alguma forma, manifestam problemas de carência afetiva, por vezes, revelam um padrão de comportamento de mentiras frequentes e progressivamente mais “credíveis” (digna de credibilidade), motivadas pela procura de atenção por parte dos adultos significativos.

Nossos filhos são diretamente ou indiretamente atingidos pela sociedade. Portanto, é de vital importância que vocês se cerquem de pessoas que compartilhem seus princípios morais e seus valores. Em uma comunidade moral, vocês encontrarão pessoas que lutam para vivenciar respeito e honra, verdade em vez de mentira, consideração pelo semelhante. São essas pessoas capazes de fornecer a vocês, mãe e pai, um grupo de apoio.

Quanto maior a disparidade entre valores de sua família e os da sua comunidade, maior será a fonte de mentira em sua casa. Parem um pouco e pense sobre o ambiente moral em que seu filho vive. Caso haja, é possível fazer alguma mudança que altera a situação!

Suponhamos que você está em seu escritório, trabalhando no computador. Com o Windows, você é capaz de usar processador de textos, tabelas, bancos de dados e outro aplicativos. Então depois de trabalhar um pouco, você começa a receber mensagens inexplicáveis do computador. Os programas passam a funcionar mal e a fazer coisas estranhas. Surgem em seu monitor mensagens e mais mensagens de erros que você não conseguiria decifrar nem que vida dependesse disso. Por fim, tudo travado.

Felizmente, assim como um computador pode reiniciar, seu filho também! Por maior que seja a mentira, por mais ressecada que esteja a confiança, as famílias podem começar de novo, ensinando os princípios da verdade e acreditando genuinamente no seu filho novamente.

Gary Ezzo e Robert Buckman. Educando adolescentes: Como construir um relacionamento para toda a vida, Série Educação com sabedoria, 1a. Edição, Growing families international, Pompeia. UDF, 2010.

Dicas:
• Mentiras frequentes sobre um mesmo assunto podem expor uma angústia da criança. Será que alguém gosta de ser chamado de Pinóquio?
• Interrogatórios insistentes e pressão em gritos não levarão a criança a dizer a verdade. Pode ter efeito contrário.
• A fantasia faz parte do desenvolvimento da criança. Estimule a criança de forma saudável e criativa.

Dicas do site http://guiadobebe.uol.com.br/como-lidar-com-as-mentiras-das-criancas/ 11/11/2015 18h

Aldezir Mota Soares (Pastor) é Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Oeste do Brasil; Pós graduado em Aconselhamento e Psicologia Pastoral. (Escola Superior de Teologia EST - São Leopoldo - RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário